
Me lembro de ter assistido o filme À procura da felicidade com o ator Will Smith, e me emocionei muito com o fato de que ele baseado na constituição norte-americana que diz que todos tem direito a busca da felicidade, sai com seu filho para a rua depois de ser despejado e chega a dormir no metrô por não ter um emprego.
Essa história me levou a pensar de como todos nós (e não só os norte-americanos) temos um sonho, uma meta, um objetivo a ser alcançado; e de que somente nós somos responsáveis por ele.
Neste ponto de vista o sonho é o motor humano, sua característica principal.Mas, será que algo conspira para que não o realizemos, e será que este cotidiano que tanto nos preucupa também não nos impede de realizá-lo?
Se todo o homem nasce bom e se todo homem tem sonhos; e se também existe a desigualdade social que nada mais é do que a camada da população que é impedida de realizar os seus, então podemos afirmar que sim.E é desta realidade que nasce os crimes, a imoralidade e a desigualdade acima citada.
É triste saber que é esse o motivo da discórdia e também é muito triste sabermos que temos que enfrentar uma sociedade apressora lá fora.
A religião (como criação humana) também colocou na mente das pessoas o conceito de prêmio pós-morte 9eu acredito na vida eterna,mas não que você deve se esquecer da vida terrena) para que elas se conformassem com a vida neste mundo.Porém ela se esqueceu, ou não quer lembrar que os seus criadores (Jesus Cristo,Buda,Maomé...) queriam que as pessoas realizassem seus sonhos aqui na terra.
Esse motor humano que o leva ao futuro é a realização divina, pois aquilo que fazemos hoje terá projeção na vida pós-morte.
A felicidade e a realização também é um tema político, no discurso daqueles que libertaram países e daqueles que queriam que as pessoas são iguais...a utopia surgiu, a felicidade virou utopia, o sonho virou utopia, aos olhos dos outros a vida é uma utopia.Cabe a nós sermos mantenedores desta utopia que é a vida baseada no fato de que todos fomos criados para buscarmos o motor da existência pois tudo isso é humano,demasiado humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário